Com a decisão, Fábio Fiedler e Robinsom Soares, o Robinho, podem retornar ao Legislativo
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anulou nesta terça-feira à noite as decisões que cassaram os mandatos dos vereadores Fábio Fiedler (PSD), Robinho (PSD) e Célio Dias (PR), além dos suplentes Almir Vieira (PSD) e Braz Roncaglio (PR). Os ministros do tribunal entenderam que os acusados não tiveram pleno direito de defesa durante o procedimento judicial e por isso devolveram o caso à primeira instância.
Na prática, a decisão devolve as cadeiras no Legislativo a Fiedler e Robinho, que estavam afastados desde 2013. Dias já havia obtido uma decisão liminar em que conquistara o direito de permanecer no cargo enquanto recorria da cassação.
Conforme o presidente da Câmara de Blumenau, Mário Hildebrandt (PSD), o Legislativo aguardará comunicação oficial do TSE para dar posse a Robinho e Fiedler, o que deve demorar alguns dias. Eles ocuparão as cadeiras dos suplentes Marcelo Lanzarim e Antônio Veneza, ambos do PSD.
Fiedler comemorou a vitória na Justiça Eleitoral e considerou a decisão contundente, por ser unânime e por reconhecer a dificuldade que a defesa enfrentou durante o processo.
- Me sinto de alma lavada. Fiz 500 reuniões na eleição e essas mesmas pessoas tiveram que responder comigo a esse linchamento moral que nós sofremos. Vou de peito aberto para minha defesa - disse ontem à noite.
- Estou com o coração reenergizado, de alma lavada. Agora tenho a certeza de que o processo foi conduzido da maneira pior possível, e agora a Justiça foi feita em Brasília - comentou Robinho.
Afastados há um ano e dois meses da vida pública, os vereadores afirmam que a maior preocupação agora é explicar à comunidade sua situação na Justiça. Ambos fazem questão de separar o processo eleitoral da Operação Tapete Negro.
Embora conversas telefônicas interceptadas pela operação do Ministério Público de Santa Catarina tenham servido de prova no processo eleitoral, nenhum dos procedimentos civis e criminais gerados pela Tapete Negro cita Fiedler ou Robinho.
JORNAL DE SANTA CATARINA
http://jornaldesantacatarina.clicrbs.com.br/sc/politica-e-economia/noticia/2015/03/tribunal-superior-eleitoral-anula-cassacoes-de-vereadores-de-blumenau-4725710.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário