A Prefeitura divulgou com antecedência, não alardeou, não escondeu, e fez uma ótima coberturas nas redes sociais. Mas a régua...
O Rio Itajaí-Açu chegou a 10,52 metros na 77ª enchente da história de Blumenau. Uma cheia considerada pequena ou de médio porte, que alagou mais de 100 ruas na cidade. Mas o fato que marcou este período de chuvas foi a forma antecipada em que a população soube e se preveniu de um desastre maior. A divulgação da Prefeitura foi quase perfeita.
Diferente de 2008, quando o prefeito de Blumenau foi a RBS TV dizer que não haveria enchente no sábado, em 2013 o Ceops da Furb, responsável pela previsão, não deixou o poder público e consequentemente a população na mão. Desde a semana passada já se falava no assunto e na sexta-feira (20), o alerta foi para todos os meios de comunicação.
Ainda na sexta-feira à noite, comerciantes das áreas mais baixas já levantavam os móveis. A Defesa Civil de Blumenau não fez alarde, não estimou uma cheia maior que os números do Ceops e da Ciram (Epagri), mas sempre alertou da possibilidade de enchente. Quando teve a confirmação que o rio subiria mais de 8 metros, avisou na hora para os moradores de prevenirem.
Os abrigos já estavam ativados, primeiro os destinados a moradores em áreas de risco, depois em áreas alagáveis. A comunicação da Prefeitura nas redes sociais funcionou muito bem. Atualizando o nível do rio de hora em hora e passando informações de utilidade pública. O pedido para os curiosos ficarem em casa e a reclamação dos trotes também foi importante. Nota 10 para a comunicação.
A população também fez bonito. A maioria dos moradores e comerciantes de áreas alagáveis retirou cedo os móveis, sem precisar daquela correria desenfreada no domingo. A maioria dos usuários das redes sociais ajudou a divulgar as informações sobre o nível do rio e muitos se dispuseram a ajudar, deixando telefone, oferecendo vagas na garagens, camionetes para mudança ou até mesmo abrigo. O número de curiosos na Beira-Rio foi inferior as enchentes anteriores.
O Estado também merece destaque. A Ciram foi quem mais acertou nas previsões e a Defesa Civil Estadual, informada uma semana antes da chuva que estava por cair, mandou esvaziar as barragens de Taió, José Boiteux e Ituporanga, além de umas centrais hidreléticas. Uma ação fundamental para a enchente não ter sido grande em Blumenau.
RÉGUA ELETRÔNICA – A EXCEÇÃO A REGRA
O ponto negativo na mobilização dos blumenauenses em mais uma enchente foi a régua eletrônica instalada junto a Ponte de Ferro. Ela existe para orientação da Defesa Civil de Blumenau, pode ser vista e analisada de dentro da Prefeitura. Ela é imprecisa e fica próximo a foz do Ribeirão Velha, cujas ondulações atrapalham ainda mais a verificação.
O erro da Prefeitura foi disponibilizar para toda a população pela internet, imagens atualizadas da régua eletrônica. Muitos dos que acessavam o boletim da Defesa Civil usavam ela como base para acompanhar a subida do nível do rio, ignorando os números da oficial, instalada junto a Ponte Adolpho Konder.
A Secom informou inúmeras vezes que a medição oficial era com a régua da Adolpho Konder, mas muitos ignoravam. Seria melhor que estas imagens fossem disponíveis apenas para a Defesa Civil.
O erro da Prefeitura ajudou a população a cometer o seu erro. Alguns inquietos, sem entender porque as réguas tinham medições diferentes, iniciaram uma campanha de teorias da conspiração na internet, afirmando que o governo não queria alardear e por isso jogava as previsões para baixo, que ia dar uma enchente de 13, 14 metros e o prefeito não queria dizer, etc.
Ora, por que um governo esconderia uma previsão de cheia maior? O que ele ganharia com isso?
—–
Blumenau deu exemplo de como se comportar de diante de uma cheia, mais uma vez. Temos agora, que aprender a fazer a prevenção durante o ano inteiro, todos os anos, aumentando a fiscalização sobre aterros próximos de ribeirões, construções em área de risco e cobrando das autoridades, soluções como o dique da fortaleza e a ampliação das barragens do Alto Vale.
FOTO: Denner William
FONTE: http://controversas.com/cotidiano/enchente-tirando-a-regua-eletronica-e-as-conspiracoes-todos-foram-bem/?fb_action_ids=10151871783765859&fb_action_types=og.likes&fb_source=other_multiline&action_object_map=%7B%2210151871783765859%22%3A636689729686761%7D&action_type_map=%7B%2210151871783765859%22%3A%22og.likes%22%7D&action_ref_map=%5B%5D
Nenhum comentário:
Postar um comentário