Cerca de mil pessoas estão desabrigadas em Rio do Sul
Dezenas de residências já foram desocupadas, até mesmo onde a água ainda não invadiu
Os rios já inundam casas em vários bairros de Rio do Sul e o município tem pelo menos mil desabrigados em ginásios, salões e centros comunitários montados pela Defesa Civil.
Durante a manhã deste sábado (21), voltou a chover forte na região. E mais duas comportas da barragem Oeste, em Taió, foram fechadas, somando quatro das sete. Em Ituporanga, duas das cinco comportas estão fechadas na Barragem Sul; situação que deve mudar durante a tarde.
O dia amanheceu relevando as casas atingidas pela água em áreas perto das calhas dos rios, que começaram a transbordar já na noite de sexta-feira. Entre os pontos mais castigados está o bairro Bela Aliança. Dezenas de residências já foram desocupadas, até mesmo onde a água ainda não invadiu. Durante a madrugada não choveu. Houve até aberturas de sol logo cedo. O nível do Itajaí do Sul e do Oeste subiu mais devagar com o fechamento de comportas nas barragens em Ituporanga e Taió. Mas com os alertas para o final de semana, os moradores não param de esvaziar residências.
Boa parte do comércio da área central da cidade está fechada. Cada um protege como pode o patrimônio. O tempo voltou a virar no meio da manhã. Com a ameaça de novos temporais, os motoristas procuraram um lugar seguro para os carros. O volume de água do Rio Itajaí-Açu na travessia urbana do município impressiona. No final da manhã, com a volta das chuvas, o nível se aproximava de 8 metros acima do normal.
Informações de Walfrid Neto
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário