Crianças aprendem a cuidar do meio ambiente com atividades lúdicas.

O Centro de Educação Infantil (CEI) Nazaré, localizado no bairro Itoupava Central, encontrou uma forma diferente e interessante de ensinar as crianças sobre as ações que podem ser realizadas para preservar o meio ambiente. Desde o início do ano, a unidade desenvolve um projeto macro que envolve todas as 232 crianças em uma série de atividades que visam despertá-las para a importância de cuidar dos recursos naturais e de diminuir a produção de resíduos.
Foto: Eraldo Schnaider



A confecção de sacolas de TNT, de porta copos de garrafa pet e desenhos de animais com material reciclado são alguns dos trabalhos já realizados e que contam com o apoio e a participação das famílias das crianças. Conforme explica a coordenadora pedagógica do CEI, Rejane Relia Knaesel, já havia a proposta de abordar com a garotada questões voltadas à preservação do meio ambiente. A partir daí, professoras foram apresentando algumas propostas de atividades.



Um bom exemplo fruto desse projeto é a confecção das sacolas de TNT. De acordo com Rejane, existia uma grande quantidade de retalhos no CEI que seriam descartados, então as professoras resolveram produzir sacolas reutilizáveis. Com elas, as crianças aprenderam uma boa lição sobre a necessidade de reduzir a produção de lixo e os benefícios que isso traz ao meio ambiente. Além disso, as peças serviram para ensinar outra tarefa.
Com as sacolinhas em mãos, as crianças foram para uma aula sobre educação fiscal. Numa feira montada dentro do CEI, com frutas e verduras trazidas pelos pais, a garotada pode escolher seus alimentos, negociar o pagamento e o mais importante: pedir a nota fiscal. A confecção de porta copos utilizando garrafas pet foi mais uma criativa iniciativa. Mais do que evitar que os objetos fossem jogados no lixo, a ideia foi fazer com que os alunos utilizassem o mesmo copinho descartável durante o dia, sem desperdício.
Para desenvolver o projeto, os pais são grandes parceiros. Como conta Rejane, eles realizaram trabalhos em casa com as crianças utilizando materiais recicláveis e também entregaram itens no CEI para que as crianças pudessem usar nas atividades. Um trabalho coletivo, que com o engajamento das crianças, famílias e professoras, se tornou um sucesso. "Acreditamos ter feito uma importante ação de conscientização em relação à reciclagem, à reutilização de materiais, bem como sobre os aspectos envolvidos no pedido da nota fiscal", conclui ela.

Assessora de Comunicação: Talita Catie

Nenhum comentário:

Postar um comentário