O incêndio químico que atingiu nesta quarta-feira (25/09) um galpão da Empresa Global, em São Francisco do Sul, localizada na região entre os Bairros de Paulas e Rocio Pequeno, está sendo controlado por uma estrutura de resposta integrada que engloba Bombeiros Militares e Voluntários, Polícia Militar, Forças Armadas e Defesa Civil Municipal, Regional e Estadual.
A Prefeitura de São Francisco do Sul (a 178 km de Florianópolis) informou que irá distribuir 5.000 máscaras à população em razão do incêndio em um depósito de fertilizantes da cidade. O fogo começou às 23h de terça-feira e lançou uma grande nuvem de fumaça com componentes químicos na região.
O produto que está queimando é um fertilizante a base de nitrato de amônia, que é uma substância moderadamente perigosa, que está produzindo grandes concentrações de fumaça. Uma área de 800m de raio em relação ao incêndio foi definida como “área quente”, e evacuada por questões de segurança.
Não há vítimas fatais, mas parte da população vizinha a área afetada foi deslocada para um Colégio Estadual Claurenice Vieira Caldeira. A fumaça decorrente do incêndio, se inalada ou em contato com mucosas, pode produzir tosse, irritação e lágrimas e dor de queimação.
A ação em primeiros socorros neste caso é remover as vítimas para ambientes abertos e arejados. Ofereça descanso e água, chá ou café. Casos mais graves devem ser conduzidos para atendimento médico. Em caso de contato com a pele ou olhos, lavar com água abundante.
A nuvem de fumaça tóxica que cobre São Francisco do Sul (a 178 km de Florianópolis) deve alcançar o litoral do Paraná e o sul de São Paulo entre a tarde e a noite desta quarta-feira (25), informou a empresa que monitora o clima em Santa Catarina.
Créditos: Coronel BM Marcos de Oliveira - Comandante-Geral do CBMSC
Nenhum comentário:
Postar um comentário